top of page

Por que tirar os dentes do Sisos - Terceiros Molares

  • vhcferreira
  • 1 de jun. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de out. de 2023

"Doutor, mas por que devo tirar os meus sisos?" Autor: Dr Vitor Hugo Candido Ferreira

Especialista, mestre e professor em Cirurgia Bucomaxilofacial

Avenida do Batel, 1750 sala 203 - Curitiba Paraná

(41) 98845-8339 Uma dúvida constante no consultório odontológico é o porquê remover terceiros molares (sisos) assintomáticos. Os terceiros molares são os últimos dos 32 dentes a "nascer". Por questões anatômicas, muitas vezes não apresenta-se espaço para sua correta irrupção, sendo comum os casos em que os dentes não irrompem ou apresentam posicionamento fora do padrão dos outros dentes. Quando sintomáticos, são normalmente indicados para extração devido à dificuldade de se realizar tratamentos restauradores e endodônticos adequados, pela dificuldade de acesso a região. Nesse caso, coloca-se na balança a necessidade de se investir em um tratamento de um dente que muitas vezes não terá função e/ou estética. Já para aqueles que não apresentam nenhum quadro de dor, alguns riscos de problemas futuros acabam pesando na balança entre extrair ou não. São eles: - Cárie e/ou reabsorção do dente vizinho; - Pericoronarite; - Infecção local; - Associação com cistos e tumores; - Risco aumentado de fratura de mandíbula, CÁRIE E REABSORÇÃO ASSOCIADA COM DENTE INCLUSO Quando um terceiro molar se apresenta parcialmente incluso, o espaço entre ele e o dente vizinho, associado à dificuldade de higienização do local, pode se tornar um nicho para acúmulo de alimentos e resíduos, favorecendo a formação de cáries. Estas lesões podem acabar acometendo não só o dente incluso em questão, mas também o dente ao lado. Muitas vezes chegando na situação em que um dente importante acaba sendo perdido ou afetado pela presença de outro dente (siso) que não apresentava função estética e mastigatória.

Siso incluso


Cárie Siso

PERICORONARITE E INFECÇÃO LOCAL A pericoronarite é o processo inflamatório em tecido mole recobrindo a coroa do dente incluso ou parcialmente incluso . Novamente a dificuldade de higienização é a vilã da história, favorecendo o acúmulo de resíduos que causam esta condição. É uma das queixas mais comuns associadas a sisos inclusos. Seus sintomas clássicos são dor local, dificuldade de abertura bucal, podendo evoluir para dificuldade de mastigação, febre, drenagem de pus e, em casos mais graves, infecção aguda de cabeça e pescoço (abcessos/ angina). Seu tratamento visa eliminar a infecção local, com antibióticos e cuidados locais, seguido da remoção do terceiro molar após regressão da infecção.

Pericoronarite

ASSOCIAÇÃO COM CISTOS E TUMORES Os cistos e tumores odontogênicos correspondem de 1% a 6% das lesões ósseas de boca. Esta prevalência não está necessariamente ligada à presença de dentes, mas, de maneira geral, tumores agressivos se apresentam associados com terceiros molares inclusos. Inicialmente assintomáticas, essas lesões muitas vezes são achadas em radiografia panorâmica de acompanhamento, para tratamento ortodôntico ou clínico. Mesmo não havendo estudos científicos que confirmem que a extração preventiva dos terceiros molares evita a formação destas lesões, a Associação Americana de Cirurgia Oral e Maxilofacial recomenda a remoção destes dentes como uma maneira de prevenção.

Cisto no Siso

RISCO AUMENTADO A FRATURA DE MANDÍBULA A presença de um terceiro molar incluso, dependendo de sua posição, torna a região mais susceptível a fratura em casos de trauma local. A quantidade de remanescente ósseo em torno do dente pode apresentar-se menor, sendo mais frágil e com maiores chances de fratura.

Fratura mandibula siso

CONCLUSÃO Estes são alguns dos fatores que o Cirurgião Dentista leva em conta quando indica a extração dos dentes do Siso. Além destes riscos, a idade também é um fator importante na tomada da decisão. Cirurgias em pacientes jovens, em geral, são mais fáceis, menos traumáticas e com menores complicações quando comparadas à mesma cirurgia em um paciente mais velho. Este é o motivo que grande parte das cirurgias são indicadas em pacientes durante a adolescência/ juventude. Para a extração de seu dente do Siso procure um Cirurgião Dentista especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial. Ele está capacitado a sanar suas dúvidas e realizar a cirurgia da maneira mais eficiente e menos traumática possível. Referências - MCCOY, J.M. Complications of retention: Pathology Associated with Retained Third Molar; Atlas Oral Maxilofacial Clinincs of N Am, 2012 - MEDEIROS, P.J., Cirurgia dos dentes inclusos. 2ª Edição; Editora Santos, 2003. - FALCI, F.G.M. et. Al. Association between the presence of partially erupted mandibular third molar and the existence of caries in the distal of the second molars, International Journal of Maxilofacial Surgeons, 2012 - OENNING, A.C.C. et. Al. External Root Resorption associated with third molar impaction, Journal of Oral Maxilofacial Surgeons, 2014 - AMERICAN ASSOCIATION OF ORAL AND MAXILLOFACIAL SURGEONS: Management of Third Molars Teeth, 2016. #DentedoSiso


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Convênio e Cirurgia Ortognática

"Como o convênio médico pode auxiliar em minha cirurgia ortognática?" Essa é uma pergunta que tenho muito em meu consultório e que gera...

 
 
 

Comentários


bottom of page